O intestino grosso, conhecido por muitos apenas como cólon, é a região que abrange a porção final de nossos tubos digestivos. A sua principal função em nosso organismo é garantir a absorção de água, fazendo com que o bolo fecal seja formado e devidamente eliminado.

Além disso, ele também é responsável pela fabricação de vitamina K (fundamental para os processos coagulantes do organismo). Algumas doenças e alterações podem atingir o intestino grosso como um todo, trazendo sintomas como a constipação crônica (dificuldade para evacuar), perda de muco e/ou outras secreções pela região anal e até mesmo sangramentos.

Nesses casos, é fundamental a realização de exames para garantir um diagnóstico preciso e eficaz. A vídeo retossigmoidoscopia avalia as duas últimas porções do intestino grosso, conhecidas como sigmóide e reto, local onde se localizam boa parte das alterações desse órgão.

A sua realização é feita com a introdução de um aparelho (chamado de retossigmoidoscópio rígido ou flexível) na região do ânus. Essa ferramenta possui, em sua extremidade, uma câmera que permite a visualização da região com uma imagem precisa e de qualidade.

A vídeo retossigmoidoscopia é bastante parecida com a colonoscopia, mas com uma diferença fundamental: as porções que são avaliadas no intestino. Além disso, a preparação para os dois exames é bem diferente, sendo a primeira muito mais simples do que a última.

Para fazer esse exame, não é necessário praticamente qualquer tipo de preparo. O paciente pode se alimentar normalmente, desde que as refeições sejam compostas por alimentos leves e de digestão simples. A limpeza da região também não apresenta grandes complexidades e é devidamente explicada pelo médico que solicitar o exame.

A vídeo retossigmoidoscopia é recomendada para o diagnóstico de diversas enfermidades, incluindo tumores, cânceres na região colorretal e até mesmo doenças que causam lesões na área, como infecções variadas ou a doença de Crohn.

 

Preparo para o exame de Retossigmoidoscopia