A próstata é uma estrutura presente apenas nos homens e que é classificada como uma glândula exócrina.

Muitos homens apresentam alterações nessa região, que podem ser benignas (como a hipertrofia prostática) ou malignas, no caso do câncer. Até algumas décadas atrás, o câncer de próstata costumava ser um dos mais fatais para homens. Hoje, a expectativa de vida dos pacientes cresceu, graças aos exames preventivos cada vez mais eficazes.

Um desses exames é o ultrassom de próstata, que pode ser realizado pela via transretal ou abdominal. O ultrassom abdominal é um exame bastante simples, completamente indolor e nada invasivo, com poucas restrições para a sua realização.

O preparo é bastante simples. Não há nenhuma indicação de jejum e o paciente pode se alimentar normalmente antes de realizar o exame. No entanto, é necessário que ele seja feito com a bexiga cheia. Ou seja, é recomendada a ingestão de pelo menos 4 copos de água na hora anterior ao ultrassom.

De modo geral, o ultrassom dura em média 20 minutos. O exame pode ser mais rápido ou mais demorado, dependendo das particularidades de cada caso e de cada paciente. É aplicado um gel sobre a área a ser avaliada para facilitar a movimentação do aparelho.

Por fim, a recomendação é de que o paciente leve exames anteriores ao dia do exame, caso eles existam, para auxiliar os responsáveis na execução do laudo. Com uma melhor visualização do caso, as hipóteses diagnósticas se tornam muito mais precisas. É importante ainda lembrar que o exame de ultrassom da próstata não substitui o exame de toque.