Psicóloga infantil Dra. Fernanda Sá explica como escolher a opção perfeita para os pequenos nas férias

O período das férias é de lazer para as crianças. Especialistas afirmam que o ideal é criar uma programação para os pequenos. A tarefa não é tão difícil quanto parece. Afinal, quem não tem têm dinheiro para investir em passeios caros, pode fazer atividades diferenciadas ao ar livre.

A psicóloga infantil Dra. Fernanda Sá aconselha que a família deve sair da rotina nesse período. “O ideal é sair da rotina, fazer brincadeiras ao ar livre, ter contato com a natureza, algo que no período escolar elas não fazem devido à própria rotina e tarefas escolares que elas levam para casa”, afirma a psicóloga.

Fazer passeios diferentes e se divertir com um monte de brincadeiras são uma das melhores atividades das férias. Mas, além de descanso e diversão, esse período pode ser muito benéfico para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, como mostrou um novo estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP).

Dra. Fernanda ainda explica que criar memórias afetivas também enrique as férias das crianças. “Construir memórias afetivas junta a família e é importante para que os filhos se sintam próximos aos pais. A partir do momento que o pai se dispõe a cozinhar com o filho, levar o filho para o trabalho, para conhecer o trabalho do pai ou da mãe, para que as crianças possam perceber uma rotina diferente, tudo para que as crianças não fiquem ociosas”, pontua.

As melhores férias para os seus filhos são aquelas nas quais você está junto com eles. Mas, se você não conseguiu conciliar seu tempo de descanso com o do seu filho ou teve de voltar ao trabalho semanas antes das aulas dele começarem, vai gostar de saber que os processos cognitivos da criança trabalham sem parar mesmo que ela fique em casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published.