No Dia do Nutricionista, celebrado no 31 de agosto, profissionais alertam para o descuido dos brasileiros com a saúde alimentar

O brasileiro está ficando cada vez mais gordo, é o que afirma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde. No total, 53% da população brasileira está com excesso de peso. Os dados ficam ainda mais pesados quando somados aos 45,8% da população que praticam atividades físicas de forma insuficiente.

De acordo com a nutricionista Larissa Matos, estes dados estão relacionados, sobretudo, com alimentação desequilibrada. A nutricionista afirma que muitos brasileiros não incluem a alimentação na lista de preocupações diárias e ingerem alimentos muitos calóricos como biscoitos, salsichas e mortadelas.

“Estamos acostumados a adaptar nossa dieta de acordo com a nossa rotina e esquecemos de incluir alimentos saudáveis. Nosso caso é grave pois muitas vezes só lembramos que esquecemos quando já estamos doentes nos hospitais”, alerta Larissa Matos.

Já a nutricionista Vólia Evangelista dá dicas de como incluir lanches práticos e saudáveis no dia-a-dia. “É importante se alimentar sempre de 3 em 3 horas. Minha dica é você preparar o próprio lanche antes de sair de casa. Pode ser um sanduíche natural, uma porção de oleaginosas ou mesmo frutas como banana, pêra, etc”, explica a nutricionista.

Ainda de acordo com Evangelista, os cuidados não devem parar na alimentação. Para ela, é preciso ainda a prática de atividade física frequente para fugir do sedentarismo e de todos os males relacionados. Em alusão ao Dia do Nutricionista, celebrado neste sábado (31), as profissionais alertam para a importância de seguir um plano alimentar equilibrado, sob orientação de um profissional da área, para garantir uma vida mais saudável.

Leave a Reply

Your email address will not be published.