Clínica Gastros promove o #barigastros no combate a obesidade dos piauienses

O Dia Mundial de Combate a Obesidade, comemorado no último dia 11 de outubro, serve como alerta e de prevenção para a doença. Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, sobre a vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças Crônicas, revelou que 51,6% da população em Teresina estão com sobrepeso ou obesos. Os índices foram maiores entre os jovens.

De acordo com o gastroenterologista Lucídio Leitão, da Clínica Gastros, a obesidade exige respeito e seriedade, pois todos precisam cuidar corretamente da sua alimentação que, atualmente, está rica em carboidratos.

Para orientar a população, Lucídio Leitão acompanhado por uma equipe multiciplinar promoveram o #barigastros, um evento aberto ao público no último dia 11 no Shopping Rio Poty, na zona Norte de Teresina. Além de participarem de uma palestra, o público pode fazer avaliação física com bioimpedância, aferição de pressão, cálculo do IMC, recebeu orientação sobre obesidade e sobrepeso, incluindo o procedimento da cirurgia bariátrica.

“Nós fizemos esse alerta para esclarecer a sociedade quais são as maneiras de prevenir e tratar a obesidade. Do país, o Piauí está em 8º lugar em termo de obesidade com cerca de 52% da população com sobrepeso ou são obesos. É muita gente, uma epidemia mundial. É importante alertar para a prevenção como a mudança de hábitos, carregado de uma alimentação rica em carboidratos e de comida fácil e rápida”, comentou Lucídio Leitão.

No evento, o cirurgião bariátrico, Aderson Aragão, ressaltou que a obesidade precisa ser amplamente debatida, pois o país vive uma verdadeira epidemia já que 60% da população brasileira está obesa. Com relação aos dados de Teresina, Aderson destacou que dos 52% dos obesos, 20% precisam de intervenção cirúrgica. Ele relata ainda que devido o sobrepeso as pessoas acabam desencadeando outras doenças.

“A obesidade é mórbida porque traz com ela outras doenças. O paciente obeso começa a ficar hipertenso, com diabetes, problema nas articulações, apneia obstrutiva do sono, podendo desenvolver câncer. A obesidade deve ser tratada com respeito. O obeso nem é coitadinho nem é o vilão, muitas vezes a pessoa tenta muitas vezes perder peso com dietas e exercícios, mas não conseguem. A obesidade é multifatorial e precisa de uma assistência multidisciplinar”, declarou o cirurgião.

 

Aderson Aragão relata que a obesidade é “uma doença crônica que mesmo depois da cirurgia precisa ser acompanhada por profissionais qualificados para manter o bom resultado”. Dentre o acompanhamento, o cirurgião destaca o acompanhamento nutricional e psicológico.